Espaço 468 Ateliê – Galeria de arte

Dentre as expressões artísticas, sempre ligadas à sublimação do belo e da estética, a pintura é a que pode transmitir, de forma rápida e espontânea, o momento vivenciado. Pode, por exemplo, captar a poesia, a efemeridade do amanhecer, de um por de sol, de nuvens esparsas sobre um campo, criando a profundidade necessária para transmitir movimento, como o de pessoas, animais, etc…Essas características podem ser explicadas com um desenho rápido e a utilização de materiais de fácil manuseio e secagem, capaz de proporcionar o frescor, a sensação da realidade representada na obra construída.

Pintar a natureza diretamente, ao ar livre, com um cavalete e uma gama completa de cores; compor paisagens; criar efeitos através da mistura de materiais, inclusive os reciclados, principalmente utilizados nas esculturas para a criação de imagens e objetos a serem usados na decoração em geral, esse é um pequeno exemplo do terreno, puramente artístico, que encontramos ao visitar o Espaço 468 Ateliê – Galeria de arte.

Neste espaço, composto por um acervo próprio, podemos apreciar, de forma lúdica,  todos os objetos em exposição, sejam eles quadros, telas, desenhos, esculturas, tendo um diálogo direto com o artista – ANTONIO LUGLIO , proprietário do espaço, que acompanha pessoalmente a visita, explicando todas as técnicas utilizadas na feitura das obra. 

s.

Como pintar com a técnica do espatulado, ensinando crianças from RevistaSP on Vimeo.

 

Sabe-se que usualmente o primeiro passo para pintar um quadro consiste em desenhar vários esboços rápidos, em tamanho reduzido, sobre a composição da tela, para situar os símbolos da obra, determinando o posicionamento  das cores, dos espaços brancos e todos os elementos que comporão a criação artística. De outro lado, como o projeto de um quadro se dá de forma mental, não há de ser necessariamente traduzido a esboço, passando-se diretamente para a tela. Nesse caso, movimenta-se a inspiração, o improviso e, portanto, muita emoção e energia que o artista está tendo no momento da criação. Acompanhar esse momento é especial e emocionante. Como podemos ver numa performance ao vivo.

Assim, ao visitar  o Espaço 468 Ateliê – Galeria de arte você terá contato com a originalidade de quem trabalha um vasto conjunto de materiais para realizar sua obra; de quem cria, inova e produz arte.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*