Atividades físicas, exercícios aeróbios

Durante muito tempo, a prática de esportes e atividades físicas foi, de certa forma, encarada como simples passatempo e que servia apenas para divertir e aumentar a transpiração, mas não é bem assim. Além disso, muitos benefícios estão associados às atividades físicas.
Vamos falar das atividades físicas aeróbias que significam, literalmente, com oxigênio ou na presença de oxigênio (Barbanti 1994, pg. 6). São atividades de baixa intensidade e de longa duração, que têm a função de sobrecarregar o sistema cardio-respirátorio do indivíduo que o executa.
Dentre as atividades aeróbias, podemos citar: caminhar, correr, nadar, pedalar, patinar, etc.
Dentre as melhorias que podem ocorrer através desta prática, destacamos: aumento do volume da câmara cardíaca, fazendo com que o coração leve mais sangue aos músculos e órgãos, precisando, para isso, contrair-se menos vezes; diminuição da freqüência cardíaca de repouso (bradicardia); aumento da capilarização muscular; aumento da hemoglobina (proteína transportadora de oxigênio); aumento da elasticidade das artérias; aumento dos transportadores de colesterol (HDL); aumento da mioglobina (transportadora de oxigênio no músculo); diminuição das reservas corporais de triglicerídios (gordura), com conseqüente emagrecimento.
Isto sem falar dos benefícios psicológicos e sociais como: diminuição do stress, melhora do sono, melhora do humor e da auto-estima, e, ainda, da possibilidade de evitar/afastar alguns males e doenças causadas pelo sedentarismo e inatividade física. As atividades aeróbias devem ser executadas, ao menos, três vezes por semana, por, aproximadamente, 50 minutos. Antes de iniciar a pratica de qualquer atividade física, consulte o seu médico e realize, se possível, uma avaliação física para ter a certeza do seu nível atual de condicionamento, e, também, um Professor de Educação Física para orientar esta atividade.  
Profº Negipe Valbão Junior
CREF 010178-G/SP
e-mail: negipe@ig.com.br  
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*