São Paulo – Capital Mundial da Gastronomia, a Maior Capital de Negócios e Cultura da América Latina. Comissão extraordinária permanente de apoio ao desenvolvimento do turismo, do lazer e da gastronomia da cidade de São Paulo.

A Cidade de São Paulo é considerada a maior Capital de Negócios e Cultura da América Latina, sendo certo que  o Setor de Turismo da Cidade está em plena expansão, numa enorme velocidade, o que atrai novos investimentos e gera milhares de empregos diretos e indiretos. Neste diapasão, a Cidade mostra seu grande potencial como a Cidade de Serviços, principalmente no ramo de lazer e entretenimento,  setor que sempre necessita de boa estrutura para aliviar o estresse da vida urbana.
São Paulo também é conhecida como a Capital Mundial da Gastronomia e, em razão disso, atrai, a cada ano, inúmeros gourmets e apreciadores, de todos os países do mundo, da boa comida e comida de qualidade.
Em razão disso, a Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia instituiu o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, um evento oficial da Câmara Municipal de São Paulo.
A Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia foi criada em 28 de dezembro de 1997, pelo Projeto de Resolução 19/97.  Sua importância reside na busca do desenvolvimento do setor de turismo, lazer e gastronomia, com a finalidade de promover estudos, iniciativas e dispositivos legais necessários ao crescimento do setor, apoiando-os com a ajuda de entidades governamentais e não-governamentais, para fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Público visando a utilização apropriada dos recursos existentes para as áreas de atuação da Comissão.
A Comissão nasceu da necessidade de aparelhar o Poder Legislativo Municipal com um instrumento para pensar e propor medidas que permitam o desenvolvimento dessas atividades na Cidade de São Paulo, já que os setores do Turismo, do Lazer e da Gastronomia formam uma perfeita simbiose e que se complementam, por estarem interligados.
Desde a sua criação, entre outros feitos, a Comissão conseguiu agregar mais uma tarefa ao Poder Legislativo da Cidade de São Paulo – o de interlocutor e agente promotor da qualificação do Turismo, do Lazer e da Gastronomia na Cidade, integrando projetos de lei da Câmara Municipal que versem sobre o tema, com análise, inclusive, da necessidade de elaboração de propostas de reforma tributária para estimular o setor turístico da Cidade. Consolidou, também, a marca SÃO PAULO CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA.
De acordo com a Resolução n. 2, de 26 de abril de 1991, em seu artigo 47, inciso IX, a Comissão tem como competência específica:
a) promover estudos e iniciativas no sentido do desenvolvimento do turismo, do lazer e da gastronomia no Município de São Paulo,
b) apoiar, com a ajuda de entidades governamentais e não-governamentais, a indústria do lazer e do turismo receptivo;
c) propor medidas de incentivo ao desenvolvimento da cultura da hospitalidade;
d) promover as relações inter-cidades no âmbito nacional e internacional;
e) fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Público na área do turismo, do lazer e da gastronomia.
O dia 27 de setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição que pertence ao Sistema das Nações Unidas, em 1980, com o intuito de fomentar o conhecimento sobre a importância do turismo e seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos, entre a comunidade internacional.
A Organização das Nações Unidas tem como estratégia o estabelecimento de “dias mundiais” como forma de conscientização e sensibilização das comunidades em todo o mundo para assuntos de relevância para o Planeta.
O dia 27 de setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo por coincidir com o aniversário da adoção dos Estatutos da OMT – 27 de setembro de 1980, marco importante para a história do turismo no mundo.
A cada ano é escolhido um tema a ser debatido internacionalmente pelos países membros da Organização Mundial do Turismo. Em 2007 o tema foi “O Turismo abre as portas para as Mulheres”. Esse tema marca uma campanha destinada a ampliar a consciência do público sobre as possibilidades que a atividade turística pode proporcionar às mulheres.
O Setor turístico dá emprego a um número considerável de mulheres, oferecendo-lhes enormes oportunidades de crescimento e de promoção dentro do setor. Como o turismo apresenta grande potencial gerador de empregos e de fomento às atividades geradoras de recursos, cria caminhos para redução da pobreza dessas mulheres, suas famílias e das comunidades locais. Tal ação requer a colaboração de todos os interessados, sejam organismos intergovernamentais, sejam governos, comunidades locais e seus diferentes grupos sociais, indústrias, comércio de bens e serviços, ONGS, iniciativas turísticas de base e de turismo para todos, dentre outras entidades.
Fortalecer o turismo é salvaguardar o ambiente natural, a herança cultural e o patrimônio histórico de um país, sendo certo que a promoção da justiça social e econômica deve ser a meta maior do desenvolvimento turístico e a orientação basilar do Turismo Social.
No Brasil, o tema transcendeu ao Dia Mundial que se comemorou no dia 27 de setembro e deu origem à Semana Nacional do Turismo (24 a 28 de setembro), sendo o palco central das comemorações o Congresso Nacional em Brasília.
Neste ano foram homenageados o Sr. Eduardo Daher, Diretor do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e afins do Estado de São Paulo, juntamente com o Sr. Sidnei Silveira, Ex-assessor da Presidência da Federação do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul  e da Empresa Porto-Alegrense de Turismo (EPATUR), Sra. Luiza E. El Diab Layaun, Assessora da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia SGP.14, Sr. Alex Freua, Assessor da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia SGP.14 da Câmara Municipal de São Paulo, e o Dr. Paulo Henrique Moreira Filho, advogado.
Fonte: Assessoria da Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*