Napoli Sotterranea – Um Passeio Imperdível em Napoli-Itália

Conheça o que existe no subsolo napolitano, acompanhado de guia de alto nível cultural, duração: 1h:30, viaje no tempo. Napoli Sotterranea, Associazione Culturale,  Piazza San Gaetano,  68- Napoli – Itália. (referência: ao lado da Basílica de San Paolo Maggiore – Quartieri Spagnoli). Horário: segunda-feira a sexta-feira – 12,00 -14,00 -16,00 – quinta-feira – também 21,00 – sábado, domingo-10,00 -12,00 – 14,00 – 16,00 – 18,00

Assista o vídeo:

Entrevista com o espeleólogo Dr. Enzo Albertini, Presidente da Associação Napoli Sotterranea, para a RevistaSP , concedida ao Dr. Paulo Henrique Moreira Filho, em junho de 2013 em Napoli-Itália.

RevistaSP: Fale de Napoli Sotterranea e da Associação Cultural:

Dr. Enzo Abertini:  Interessa-me o subsolo de Napoli. Trabalho há 24 anos no campo Turístico. Iniciei meus trabalhos muito pequeno e já faz 35 anos que estou explorando o subsolo e isso se transformou na minha profissão. Importante explorar o subsolo de Napoli para conhecer a história e arqueologia e entender como nasceu Napoli. Uma descida de 40 metros  de profundidade, 140 degraus, sob os gritos e características pulsantes das ruas do centro histórico de Napoli, há um mundo à parte, muito pouco explorado, isolado em seu sossego milenar ainda intimamente ligado à cidade. É o ventre de Napoli, de onde ela própria nasceu. Visitá-lo significa uma viagem no tempo ao longo de dois mil e quatrocentos anos.Napoli é  apreciada pela beleza, cultura e arte, mas poucos conhecem a história de seu subsolo.O interesse dos Napolitanos pelo seu subsolo é recente, ainda não há  um conhecimento total sobre o tema.  Os trabalhos do Metro de Napoli e da nossa Associação Soterranea,  estão fazendo o melhor, visando a recuperação do subsolo e sua valorização.

O subsolo de Napoli nasceu com a cidade, com ela cresceu e hoje somos confrontados com uma história real de  Napoli  subterrânea. Os primeiros artefatos de escavações subterrâneas datam de cerca de 5000 anos, quase no fim da era pre-histórica.

Assista o vídeo:

 Mais tarde, os gregos retiraram grandes quantidades de tufo para a construção de paredes e templos e cavaram muitos ambientes para criarem uma série de sepultamentos subterrâneos. É o  caso da pedreira grega que o  espeleólogo  Dr. Enzo Albertini, presidente da associação cultural  Napoli Sotterranea,  depois de anos de pesquisa no subsolo, trouxe à  luz,  com  40 metros de profundidade abaixo do cemitério de Santa Maria del Pianto.

Da pedreira,  os gregos retiraram todo o material  tufáceo para  a construção de Napoli do século IV a.C, deixando monogramas em grafiti nas suas paredes, idênticos aos encontrados nas paredes da Piazza Bellini e Via Foria.

Os Romanos continuaram e  construíram um magnífico aqueduto no período de Augusto e galerias viárias: Gruta de Cocceio e caverna de Seiano.

No início dos anos 1600, a cidade era tão grande  que o antigo aqueduto e inúmeros tanques de chuva não foram capazes de atender a demanda.

Foi assim que em 1629 um rico e nobre napolitano, “Il Carmignano”, construiu um novo aqueduto.

No início de 1900, ele deixou de escavar no subsolo  para o abastecimento de água, abandonando, assim, uma rede de túneis e cisternas de mais de 2 milhões de metros quadrados que atravessava toda a extensão da cidade.

A eclosão da Segunda Guerra Mundial e os consequentes  bombardeios deram, de volta, importância para o subsolo, cujas galerias foram usadas como abrigos antiaéreos.

As bombas da Segunda Guerra Mundial deixaram marcas nas paredes de pedra com que a cidade foi construída.

Atualmente, parte dessas cavidades não são mais acessíveis porque obstruídas por detritos e escombros escavados  ilegalmente a partir de poços conectando ruas e edifícios ligados ao subsolo, sufocando assim esse enorme local de interesse histórico e cultural para Napoli.

Nessa viagem histórica nos defrontamos com verdadeiras preciosidades sócio-culturais. Vejamos.

Teatro romano de Napoli

(conhecido como o teatro dell’Anticaglia Romano) 

Esse sítio arqueológico foi construído no lugar de um edifício grego do século IV aC, sendo considerado uma das glórias de Napoli. O imperador Claudius lá encenou peças em homenagem ao irmão Germanicus, e oferece-lhe suas vitórias. Conta-se que, em uma apresentação lírica no teatro, chamada ode de Nero, no exato momento do espetáculo, ocorreu um violento terremoto. O imperador Nero entendeu o fato como um aplauso dos deuses, obrigando os presentes a permanecerem no teatro até o final da apresentação. Blocos de pedras octagonais  foi a técnica romana usada na construção do lugar e isso absorveu os abalos dos terremotos e o preservou. Reformado no período flaviano – séc.I, foi abandonado quando da queda do Império Romano.

Localização: Quartieri Spagnoli

Assista o vídeo:

DICA DE ALIMENTAÇÃO

Após a visita, se bater aquela fome,  aproveite para saborear a inigualável  pizza  geotérmica, na famosa  Pizzeria  Le Sorelle Bandiera que fica ao lado da entrada da Napoli Sotterranea ( peça informação aos guias).

A pizzaria é uma incubadora de ideias de um ofício antigo. Seu forno é geotérmico. É a única pizzaria onde a pasta tem um processo de fermentação natural, de cerca de 18 horas, usando água e exclusivamente feita na Itália. Saborear essa pizza significa uma viagem dos sentidos, por isso é uma experiência única.   Temos  a capacidade de distinguir cada sabor, ouvindo os sons de pinos rolando, o som da queima de madeira, ver as cores da bandeira italiana e tocar a massa. É até possível tentar fazer a sua própria pizza.  Finalmente,  brindamos  os nossos sentidos com ervas do mediterrâneo, do alho,  manjericão e tomate.  O  cuidado é meticuloso, seguindo cada detalhe com esmero.

As palavras do Dr. Enzo Albertini:

“A pizza é  única  e  inimitável. O segredo está  na terra, na água, no sistema de forno geotérmico  – uma pedra que tem a capacidade de manter uma temperatura constante, criando uma espécie de câmara hiperbárica, que permite que a massa cresça em condições ideais. Em paz, em suma. “

Para acompanhar:  os maravilhosos vinhos e espumantes que a casa oferece.

A RevistaSP esteve nesta pizzaria e comprovou a excelente pizza, diria inigualável. O local é excelente. A higiene é excepcional e os banheiros muito chiques e hiper limpos, com equipamentos ultra-avançados.  A pizzaria conta  a história de Napoli através de obras de arte.

Pizzeria Geotermica Napoli –

 Le sorelle Bandiera

Vico Cinquesanti 33 A

Assista o vídeo:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*