Napoli Sotterranea – Um Passeio Imperdível em Napoli-Itália
5 min read
Conheça o que existe no subsolo napolitano, acompanhado de guia de alto nível cultural, duração: 1h:30, viaje no tempo. Napoli Sotterranea, Associazione Culturale, Piazza San Gaetano, 68- Napoli – Itália. (referência: ao lado da Basílica de San Paolo Maggiore – Quartieri Spagnoli). Horário: segunda-feira a sexta-feira – 12,00 -14,00 -16,00 – quinta-feira – também 21,00 – sábado, domingo-10,00 -12,00 – 14,00 – 16,00 – 18,00
Assista o vídeo:
Entrevista com o espeleólogo Dr. Enzo Albertini, Presidente da Associação Napoli Sotterranea, para a RevistaSP , concedida ao Dr. Paulo Henrique Moreira Filho, em junho de 2013 em Napoli-Itália.
RevistaSP: Fale de Napoli Sotterranea e da Associação Cultural:
Dr. Enzo Abertini: Interessa-me o subsolo de Napoli. Trabalho há 24 anos no campo Turístico. Iniciei meus trabalhos muito pequeno e já faz 35 anos que estou explorando o subsolo e isso se transformou na minha profissão. Importante explorar o subsolo de Napoli para conhecer a história e arqueologia e entender como nasceu Napoli. Uma descida de 40 metros de profundidade, 140 degraus, sob os gritos e características pulsantes das ruas do centro histórico de Napoli, há um mundo à parte, muito pouco explorado, isolado em seu sossego milenar ainda intimamente ligado à cidade. É o ventre de Napoli, de onde ela própria nasceu. Visitá-lo significa uma viagem no tempo ao longo de dois mil e quatrocentos anos.Napoli é apreciada pela beleza, cultura e arte, mas poucos conhecem a história de seu subsolo.O interesse dos Napolitanos pelo seu subsolo é recente, ainda não há um conhecimento total sobre o tema. Os trabalhos do Metro de Napoli e da nossa Associação Soterranea, estão fazendo o melhor, visando a recuperação do subsolo e sua valorização.
O subsolo de Napoli nasceu com a cidade, com ela cresceu e hoje somos confrontados com uma história real de Napoli subterrânea. Os primeiros artefatos de escavações subterrâneas datam de cerca de 5000 anos, quase no fim da era pre-histórica.
Assista o vídeo:
Mais tarde, os gregos retiraram grandes quantidades de tufo para a construção de paredes e templos e cavaram muitos ambientes para criarem uma série de sepultamentos subterrâneos. É o caso da pedreira grega que o espeleólogo Dr. Enzo Albertini, presidente da associação cultural Napoli Sotterranea, depois de anos de pesquisa no subsolo, trouxe à luz, com 40 metros de profundidade abaixo do cemitério de Santa Maria del Pianto.
Da pedreira, os gregos retiraram todo o material tufáceo para a construção de Napoli do século IV a.C, deixando monogramas em grafiti nas suas paredes, idênticos aos encontrados nas paredes da Piazza Bellini e Via Foria.
Os Romanos continuaram e construíram um magnífico aqueduto no período de Augusto e galerias viárias: Gruta de Cocceio e caverna de Seiano.
No início dos anos 1600, a cidade era tão grande que o antigo aqueduto e inúmeros tanques de chuva não foram capazes de atender a demanda.
Foi assim que em 1629 um rico e nobre napolitano, “Il Carmignano”, construiu um novo aqueduto.
No início de 1900, ele deixou de escavar no subsolo para o abastecimento de água, abandonando, assim, uma rede de túneis e cisternas de mais de 2 milhões de metros quadrados que atravessava toda a extensão da cidade.
A eclosão da Segunda Guerra Mundial e os consequentes bombardeios deram, de volta, importância para o subsolo, cujas galerias foram usadas como abrigos antiaéreos.
As bombas da Segunda Guerra Mundial deixaram marcas nas paredes de pedra com que a cidade foi construída.
Atualmente, parte dessas cavidades não são mais acessíveis porque obstruídas por detritos e escombros escavados ilegalmente a partir de poços conectando ruas e edifícios ligados ao subsolo, sufocando assim esse enorme local de interesse histórico e cultural para Napoli.
Nessa viagem histórica nos defrontamos com verdadeiras preciosidades sócio-culturais. Vejamos.
Teatro romano de Napoli
(conhecido como o teatro dell’Anticaglia Romano)
Esse sítio arqueológico foi construído no lugar de um edifício grego do século IV aC, sendo considerado uma das glórias de Napoli. O imperador Claudius lá encenou peças em homenagem ao irmão Germanicus, e oferece-lhe suas vitórias. Conta-se que, em uma apresentação lírica no teatro, chamada ode de Nero, no exato momento do espetáculo, ocorreu um violento terremoto. O imperador Nero entendeu o fato como um aplauso dos deuses, obrigando os presentes a permanecerem no teatro até o final da apresentação. Blocos de pedras octagonais foi a técnica romana usada na construção do lugar e isso absorveu os abalos dos terremotos e o preservou. Reformado no período flaviano – séc.I, foi abandonado quando da queda do Império Romano.
Localização: Quartieri Spagnoli
Assista o vídeo:
DICA DE ALIMENTAÇÃO
Após a visita, se bater aquela fome, aproveite para saborear a inigualável pizza geotérmica, na famosa Pizzeria Le Sorelle Bandiera que fica ao lado da entrada da Napoli Sotterranea ( peça informação aos guias).
A pizzaria é uma incubadora de ideias de um ofício antigo. Seu forno é geotérmico. É a única pizzaria onde a pasta tem um processo de fermentação natural, de cerca de 18 horas, usando água e exclusivamente feita na Itália. Saborear essa pizza significa uma viagem dos sentidos, por isso é uma experiência única. Temos a capacidade de distinguir cada sabor, ouvindo os sons de pinos rolando, o som da queima de madeira, ver as cores da bandeira italiana e tocar a massa. É até possível tentar fazer a sua própria pizza. Finalmente, brindamos os nossos sentidos com ervas do mediterrâneo, do alho, manjericão e tomate. O cuidado é meticuloso, seguindo cada detalhe com esmero.
As palavras do Dr. Enzo Albertini:
“A pizza é única e inimitável. O segredo está na terra, na água, no sistema de forno geotérmico – uma pedra que tem a capacidade de manter uma temperatura constante, criando uma espécie de câmara hiperbárica, que permite que a massa cresça em condições ideais. Em paz, em suma. “
Para acompanhar: os maravilhosos vinhos e espumantes que a casa oferece.
A RevistaSP esteve nesta pizzaria e comprovou a excelente pizza, diria inigualável. O local é excelente. A higiene é excepcional e os banheiros muito chiques e hiper limpos, com equipamentos ultra-avançados. A pizzaria conta a história de Napoli através de obras de arte.
Pizzeria Geotermica Napoli –
Le sorelle Bandiera
Vico Cinquesanti 33 A
Assista o vídeo: